Haras Iluminata 01
  • Nome: Haras Iluminata
  • Proprietário: Renato Fragoso de Menezes
  • Contato: (81) 98638.2366
  • Endereço: Gravatá/PE
  • Site: www.harasiluminata.com.br
  • Facebook: /harasiluminata | Instagram: @harasiluminata

RENATO FRAGOSO
HARAS ILUMINATA (PE)

O empresário de Recife (PE), Renato Fragoso de Menezes, viveu sua infância no interior do Estado de Pernambuco. Foi lá, em uma cidadezinha interiorana chamada Serra Talhada, que sua paixão por cavalos aflorou. Quando adolescente, visitava a cidade de Gravatá (PE), próxima à capital, onde fez muitos amigos. Ia à cidade para se divertir à noite, mas um dos principais motivos que o levavam até lá era a possibilidade de andar a cavalo no sítio de um amigo, em Chã Grande, além de ter a oportunidade de participar de cavalgadas.

Seu pai, Eliel Menezes dos Santos, foi  criador de Quarto de Milha. Possuía uma fazenda em Igarassu e, quando foi vendida, Renato levou um destes animais para Gravatá, onde corriqueiramente passava seus fins de semana. Não demorou para que o Quarto de Milha fosse trocado pelo Mangalarga Marchador. Em contato com o CTE JB, decidiu adquirir sua primeira égua de exposição. Nasceu daí a ideia de ter seu próprio haras. Foi o início da história do Haras Iluminata RFM.

Iluminata é o nome da avó paterna do criador e RFM (Renato Fragoso de Menezes) é a abreviatura de seu nome. É uma homenagem a uma guerreira que criou oito de seus 12 filhos em Sertânia, interior pernambucano. Quatro filhos faleceram devido às dificuldades vividas pela família. Os oito sobreviventes da seca e da fome conseguiram seguir com seus estudos e se tornaram cidadãos e profissionais com condições muito melhores do que as vividas na infância, graças aos esforços dessa mulher sertaneja e batalhadora. 

Atualmente, o haras tem cerca de 80 animais para lazer, criação e exposições. O grande destaque do criatório é o Iraque Pontal, o único Bicampeão dos Campeões da história da raça, invicto em marcha e o macho com maior número de títulos, seja na quantidade como proporcionalmente em pistas disputadas. Nos cinco anos de criação, além dos títulos de Iraque, fizeram três Reservadas Campeãs das Campeãs, mais de 40 títulos nacionais entre campeões, reservados e 1º prêmio. O resultado, de acordo com o criador, é fruto de muito trabalho e dedicação de toda a equipe, da qualidade do animal e da bênção de Deus.

O haras conta com uma estrutura pequena em Gravatá, onde é realizada a parte de treinamento e de transferência de embriões, com toda estrutura que estas atividades necessitam; e uma segunda estrutura em Paudalho (PE), para pastejo de éguas prenhas, maternidade e recria.

A criação do Haras Iluminata é direcionada para a marcha picada mas, como em todo criatório nascem animais de marcha batida e de marcha picada, a prioridade é a qualidade da marcha e não o tipo. O objetivo do criatório é o Mangalarga Marchador. Renato acredita que um tipo de marcha dá suporte ao outro, e o uso de animais de marcha batida nos cruzamentos depende do direcionamento que será dado para cada caso.

A equipe principal do haras é a mesma desde o início. Para Renato, eles são mais que colaboradores, são grandes amigos que vestem a camisa do haras e se dedicam para que continuem colhendo bons frutos do trabalho desenvolvido.O criador está sempre próximo a sua equipe, participa efetivamente e juntos tomam decisões. 

Outro fator importante no sucesso do haras é a parceria fundamental com o Centro de Treinamento JB, de João e Bruno, que prestam os serviços de treinamento dos animais de exposição e tratamento das matrizes, doadoras e potros. O CTE JB fica instalado ao lado do Haras Iluminata, facilitando o trabalho diário.

Renato, a equipe do haras e a equipe do CTE JB fazem o que gostam e o que dá prazer, com seriedade e total dedicação e trabalho. O resto é consequência.

  • Trajetória de Iraque Pontal
  • 2013
    Oito títulos regionais de Campeão dos Campeões, Campeão Nacional de Marcha, 1º Prêmio Cavalo Jovem e 1º Prêmio Campeão dos Campeões
  • 2014
    Sete títulos de Campeão dos Campeões, dois títulos regionais de Reservado Campeão dos Campeões, Campeão Nacional de Marcha, 1º Prêmio Cavalo e Reservado Campeão dos Campeões
  • 2015
    Sete títulos de Campeão dos Campeões, dois títulos regionais de Reservado Campeão dos Campeões, Campeão Nacional de Marcha, Reservado Campeão Cavalo Adulto e Campeão dos Campeões.
  • 2016
    Iraque ficou parado devido ao título
  • 2017
    Um título regional de Campeão dos Campeões (única pista disputada antes da Nacional), Campeão Nacional de Marcha, Res. Campeão Cavalo Sênior e Bicampeão dos Campeões.

(81) 98638.2366

Gravatá/PE