HARAS HAVANA
A CONSTANTE BUSCA PELO MELHOR ANDAMENTO

Quem visita ou tem oportunidade de ver fotos do Haras Havana, uma potência na raça Mangalarga Marchador, nem imagina como foi que tudo começou. 

Localizado em Porto Feliz, São Paulo, o criatório é referência atual na raça e oferece infraestrutura completa para a lida com o cavalo, com mão de obra competente e gabaritada. 

Fernando Augusto Pacheco e Regiane Strobilius são o proprietários e prezam por animais de marcha picada, temperamento de sela e rusticidade. Apaixonado pela raça, o criador descobriu o Mangalarga Marchador em um tropeço de um exemplar da raça Quarto-de-Milha. Há cerca de três anos, ele estava em busca de um cavalo para passeios e comprou um exemplar da raça originária dos Estados Unidos. Deparou-se com um cavalo duro, que não o atendeu. Foi então que buscou o Marchador, e encontrou o conforto e a docilidade que precisava. Era o início de uma bela história que já tem muitos capítulos felizes.

Naquela época, criar animais para competições não estava no foco dos trabalhos. Contudo, bastaram algumas apresentações coroadas pelo sucesso em especializadas locais para que a tropa de passeio passasse a dividir espaço com os animais devidamente treinados para as pistas. 

Com pouquíssimo tempo de criação, o Haras Havana participou, em 2017, de sua primeira Nacional e levou para casa um resultado surpreendente e muitos troféus! Alguns exemplos são Havaí Pontal (1º Prêmio Nacional Cavalo Master de Marcha Picada 2017), Romano Cônego Vitor (Campeão Nacional Cavalo Júnior 2017) e Mata Grande da Cavalgada (Campeã das Campeãs de Marcha, Grande Campeã da Raça).

No momento, há grandes expectativas em torno dos produtos do excelente time de éguas do plantel. A produção está começando e é, além do grande prazer do criador, o principal desafio do Haras Havana. Afinal, conseguir enxergar nos animais suas potencialidades e torná-los “de cabeceira” podem garantir o sucesso das criações.

Também há muitas pretensões na conquista de títulos na Nacional deste ano, a exemplo da edição anterior. Um time gabaritado, com excelente potencial para a competição já está escalado para brigar em alto nível junto aos melhores da raça. Entre os cotados estão Lenda do Monte Sinai, Eva Alto do Rio, Katrina da Enseada, Dandara Caballero, Beldade Felice, Estrela do Haberova, Maria Bonita da Cavalgada, Ostra da Enseada, Havaí Pontal, Romano do Cônego Vitor e Orgulho da Santa Fé. 

Escalação de primeira qualidade que certamente garantirá bons resultados à equipe Havana!

(11) 99307-7276

Porto Feliz/SP