Por Patricia A. de O. M. Sepulveda

  • Nome: Haras Morro Castelo
  • Contato: (62) 98118-4435 / (61) 99617-0586
  • Endereço: Itumbiara/GO
  • E-mail: harasmorrocastelo@gmail.com
  • Instagram: @harasmorrocastelo

Haras Morro Castelo
criando cavalos com paixão e dedicação

O cavalo sempre foi uma paixão desde a minha infância! Costumava passar férias na casa das minhas tias Nenza e Tita em Buriti Alegre (GO), ora na fazenda do tio João, ora na do tio Chico… Tinha em cada fazenda o “meu cavalo”, aquele que escolhi entre a tropa de animais de serviço para chamar de meu! 

Adorava também montar nos cavalos da fazenda dos meus avós maternos, Maria e Lolô! Acompanhava o peão na busca pelo gado no pasto e lembro-me de uma vez que ele estava ocupado com outros afazeres e me ofereci para fazer este trabalho sozinha… Ele confiou, e eu achei bom demais! Minha avó, no entanto, ficou muito brava quando soube! Eu era pequena e ela teve medo de eu me machucar. 

Depois, já com 10 anos de idade, meus pais, Luziano Martins Ribeiro e Edna de Oliveira Martins, adquiriram, aproximadamente no final de 1971, nossa primeira propriedade rural. Ficava na vizinhança de Goianira, cidade bem próxima a Goiânia. Entre os animais comprados para a Estância Bandeirante estavam dois cavalos castrados da raça Piquira, Tigre e Canarinho. Este último era o meu xodó! Tinha uma marcha extremamente confortável e era muito esperto! 

Outros animais me deram muita alegria, inclusive um cavalo Quarto de Milha, o Comanche, que ganhei do amigo e criador Zigomar Ferreira Franco. 

Esta paixão foi cultivada também pelo meu marido, Paulo Araujo Sepulveda e por nossos filhos, Matheus, Lucas e Paula. Esta última, tem verdadeira adoração por esses animais!

Nosso Haras nasceu em 1995, depois que meu concunhado Sérgio Barradas Carneiro, então proprietário do Haras Jayba (BA) e um aficionado pela linhagem Bela Cruz, nos ligou dizendo que queria desfazer-se de seu plantel. Sabendo da nossa paixão, ofereceu ao Paulo suas melhores matrizes e o garanhão, a maior parte fechada nessa linhagem; Destaco aqui Lady Zu e Vitrô Bela Cruz. Começava ali a realização de um sonho! 

A princípio, nos tornamos criadores sem a intenção de participar de qualquer exposição. Em Maio de 2010 decidimos levar alguns animais na XXXII Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador de Goiânia. Esta participação nos rendeu um prêmio de Reservado Campeão Cavalo Júnior para o Sucesso Go-Go, aí não paramos mais!

O Haras começou na fazenda Morro do Castelo, município de Panamá (GO), propriedade que minha mãe herdou dos meus avós maternos. Quando transferimos o criatório para a fazenda Barra Bonita, outra propriedade da família, no município de Itumbiara-(GO), ela se tornou nossa sócia. Essa propriedade está as margens do Lago das Brisas, um lugar que agrega, e muito, na criação dos animais.

Muito antes de sermos criadores, a raça Mangalarga Marchador sempre foi, disparada, a que mais nos encantou! Ao longo do tempo, fomos adquirindo animais e coberturas, com muito critério, para expandir e melhorar cada vez mais nosso plantel. Entre nossas aquisições destaco o Sucesso Go-Go, filho do consagrado Campeão Nacional Espanhol Kafé da Nova x Sicília de Guarantã, que adquirimos do amigo e técnico Túlio Márcio Guimarães Ribeiro. Compramos também Dendê da Bahia Cor, filho de Elfo do Porto Azul x Amanda de Nossa Senhora das Graças e Nasser do Porto Azul, filho de Turbante L.J. x Secreta Mangarai. Entre as fêmeas que adquirimos destaco Havana do Alto Alegre, filha do Ábaco do Alto Alegre x Origem de Nossa Senhora das Graças e Liz do Alto Alegre, filha do Nobre Verdes Prados x Itacoatiara Cristália. Esta última, para nossa alegria, já ganhou mais de 50 prêmios em especializadas e copas de marcha chanceladas pela ABCCMM. Todos os produtos oriundos de acasalamentos dessas duas éguas, e de outras que adquirimos do Haras Alto Alegre, com o garanhão Nobre Verdes Prados, chamaram muito nossa atenção pela excelência, tanto da marcha picada como da morfologia. Motivo este que nos levou a adquirir, em fevereiro deste ano, o Nobre Verdes Prados, filho do Quartzo da Escadinha x Engraçadinha Verdes Prados. Compramos 50% deste Garanhão do Médico e Proprietário do Haras Alto Alegre, Dr. Gervásio Fernandes dos Santos e juntos criamos o Condomínio Nobre Verdes Prados.

Nobre Verdes Prados teve poucas oportunidades de participar de campeonatos, mas conquistou 18 Prêmios em suas participações. Um produto do acasalamento dele com Havana do Alto Alegre gerou Konan Morro do Castelo. A primeira competição da qual participou foi na 34ª Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador de Brasília-DF, em Abril deste ano, onde foi consagrado Campeão Cavalo Júnior de Marcha e Categoria! Konan é uma de nossas promessas para a Nacional 2018, além da égua Milena de Mairi, filha do Fé E.A.O. X Jazida J.B.R. Milena por sua vez já conquistou mais de 40 Prêmios de 2015 a 2018!

Nos especializamos na marcha picada, nossa paixão foi sobretudo pela comodidade de sela! Hoje temos 110 animais em nosso haras e estamos felizes por fazer parte da ABCCMM, pois admiramos o trabalho desenvolvido pela entidade. Tivemos a oportunidade de participar de quatro exposições na Gameleira, em Belo Horizonte, as duas últimas foram as que mais nos encantaram em termos da organização e esmero com que foram produzidas! Uma situação, porém, nos chamou a atenção. Em 2016, eu e minha filha Paula nos inscrevemos para participar das provas sociais. Entramos na pista com nossos animais de marcha picada e não tivemos nenhuma chance. Só depois ficamos sabendo que para ser competitivo nessas provas, os animais teriam que ser de marcha batida! Achei isso muito injusto, mas todos disseram que não havia como mudar a forma de avaliação… Querendo assim mais uma vez participar da prova, em 2017 solicitamos a amigos expositores animais de marcha batida, mas, como é o conjunto, animal e cavaleiro que é avaliado, mais uma vez não evoluímos na disputa. Não existe espaço físico, nem tempo para preparar este “conjunto” durante a Nacional! Inconformada e motivada pelos criadores, expositores e parceiros da marcha picada da minha região, entrei em contato com o Jonas Oliveira, Diretor de Eventos da ABCCMM, para sugerir uma mudança! Baseei minha tese na constatação de que o Mangalarga Marchador é hoje considerado uma raça única, não importando o tipo de marcha! Cada uma, batida ou picada, tem seu lugar no mercado. Elas são avaliadas separadamente nas diversas exposições e copas de marcha pelo Brasil afora, porque possuem características distintas. Essa avaliação não poderia ser diferente nas provas sociais. A sugestão foi muito bem recebida pela diretoria e, neste ano, teremos provas sociais separadas na Gameleira! A estreia já aconteceu, na 47ª Exposição Especializada do Mangalarga Marchador de Goiânia!

Sobre os pais de Nobre Verdes Prados

Por Danillo Peleteiro

Quartzo da Escadinha, garanhão chefe do Haras Bimba (Josafá Rocha – Mutuípe-BA), sendo cria do Leonardo Fernandes (Haras Escadinha), descendente do Divisor da Escadinha, indo portanto a Prelúdio do Porto. Engraçadinha Verdes Prados, principal matrilínea do Haras Verdes Prados (Márcio Almeida – Lajes – BA), descendente de Kalifa Bela Cruz e Maestro de Santa Lúcia. Do acasalamento entre Quartzo da Escadinha e Engraçadinha Verdes Prados nasceram também Maestro Verdes Prados, campeão de marcha picada em diversas exposições, falecido precocemente, e Onda Verdes Prados, também multicampeã em pistas, sendo mãe da Reservada Campeã das Campeãs Brasileira de Marcha Picada 2016, Califórnia da Ferrari (por Monza da Riocon). Nobre Verdes Prados, portanto, é fruto de um acasalamento complementar em que houve repetibilidade com irmãos próprios de alta qualidade em marcha picada e já com descendentes seguindo os passos com carreira sólida em pista. É o garanhão de marcha picada natural diagramada equilibrada, com elevada prepotência genética para transmissão, que assumirá os trabalhos de melhoramento genético no Haras Morro Castelo.

Haras Morro Castelo
Patricia com os pais, Edna e Luziano, na celebração das Bodas de Diamante
Paulo e Patricia com a filha Paula, nora Juliana, e os filhos Matheus e Lucas
Paula montando seu cavalo, Sucesso Go-Go
Capela que tem como Padroeira Nossa Senhora da Abadia, recém inaugurada no Haras
Nobre Verdes Prados

(62) 98118-4435 / (61) 99617-0586

Itumbiara/GO