• Nome: Haras Forum
  • Proprietário: Vicente e Mônica Bretz
  • Contato: (31) 99611-7694 (Serginho) | 99866-4180
  • Endereço: Pedro Leopoldo/MG
  • Instagram: @harasforumoficial

UM LUGAR ONDE OS FORTES SE ENCONTRAM

A frente do Haras Fórum, Vicente e Mônica Bretz abrem as porteiras do criatório e falam de história,
genética e das amizades que conquistaram nestes 30 anos junto ao Marchador.

Como começou sua história com o cavalo e qual o motivo da escolha pelo Mangalarga Marchador?
Desde a infância sempre gostei de cavalos. Mas essa paixão não vem de família. Nunca nenhum familiar criou. Em 1990, ganhei um Mangalarga Marchador de um grande amigo, Venâncio, do haras Piabanha (RJ). Um cavalo só para andar na fazenda, para fins de lazer. Gostei muito da experiência e decidi começar a criar. O presente foi um incentivo para o início da criação. Já a escolha pelo Mangalarga Marchador foi em atribuição a funcionalidade da raça, que me encantou desde o início.

Qual a origem do nome Fórum?
Procurei por um nome forte. Que transmitisse determinação e coragem, adjetivos que sempre apreciei e que utilizaria para conduzir o criatório dali em diante.
O nome Fórum tem várias definições, inclusive uma delas é “onde os fortes se encontram”.

Como foi o início da criação?
No ano de 1992, ainda sem sede fixa, construímos algumas baias em um sítio emprestado do amigo Valtinho, onde ficamos um tempo até a compra da fazenda, o Haras Fórum. Ficamos entusiasmados com a criação e logo em seguida nos associamos na ABCCMM.
O início da criação teve como base animais adquiridos das linhagens Herdade, Abaíba, Santa Terezinha e Porteira de Tábua.
Na época, posso destacar, entre outros, os garanhões Batuy da Santa Terezinha, que, inclusive, é o pai da Bela Fórum, animal que mais tarde me daria muitas alegrias e o Retalho da Porteira de Tábua, Reservado Grande Campeão Nacional e pai de Hidrato Fórum, meu orgulho no haras.
Em seguida vieram novas aquisições das tropas Santa Lúcia e Kafé. Dentre eles posso citar Diadema Santa Lúcia, Quadrilha De Santa Lúcia, Meireles Jagunço, Agata de Santa Lucia, Tirolesa de Santa Lúcia. Mais tarde Usina Kafé, Garota Kafé da Nova, Tropeira Kafé da Nova, Navalha Kafé, Ressaca Kafé, Revanche da Selva Morena, Rapsódia Kafé e Madona Três Esses.
Nessa época, o animal que mais me deu alegrias foi a Bela Fórum. Uma potra filha da Brisa Escala em Batuy da Santa Terezinha. Era impressionante. Por onde ela passava, conquistava títulos. Foi com ela que ganhei meu primeiro troféu. Uma experiência indescritível que marcou muito nesse início.

Qual o destaque do Haras Fórum?
Sem sombra de dúvidas o destaque e meu maior orgulho nesses 30 anos de criação foi o Hidrato Fórum. Esse garanhão conquistou um feito que é considerado para poucos na raça. Sagrou-se Bi Grande Campeão Nacional da Raça. Os anos de 2007 e 2009 foram inesquecíveis e ficarão guardados na memória.
Além disso, até hoje o Hidrato é referência por suas medidas. Ele ilustra livros e materiais didáticos da raça por ser considerado o exemplar que possui as características mais próximas do padrão racial.
O Hidrato tem papel importante na história do Mangalarga Marchador e foi o protagonista em elevar o Haras Fórum que se tornou conhecido nacionalmente.

Nesses 30 anos de história, qual o momento mais marcante vivido pelo Haras Fórum?
O cavalo me proporcionou vários momentos marcantes em pista. Mas hoje, o que marca muito essa minha história junto ao marchador foram as amizades que conquistei no meio. Hoje ganhei irmãos, pessoas que jamais conheceria se não fosse o cavalo. Estou falando tanto de criadores quanto de profissionais que conheci e hoje trabalham junto comigo. Pessoas que ganharam minha confiança e meu respeito. O que me encanta é essa família que conquistei. Sou muito grato ao Marchador por isso.

Como você avalia o mercado do Marchador hoje?
Eu considero um mercado muito estável, que não tem aqueles altos e baixos. Um animal bom vende, um animal ruim vende. Por ser bem localizado e ter uma boa vitrine vendo muito animal na fazenda. Minha expectativa é que vai melhorar ainda mais com as mudanças na economia, as coisas estão saindo mais. Acho que tudo caminha para o mesmo segmento e o mercado do cavalo também deve melhorar. Definitivamente desconheço uma época ruim no meio do cavalo. Meu haras produz com qualidade, vende e sempre vendeu. A tendência é melhorar em função da própria economia.

Qual sua opinião sobre a Marcha Picada?
Apesar de hoje a maioria do plantel Fórum ser constituído por animais de marcha batida, aprecio muito e sou um admirador da marcha picada. Inclusive temos duas apostas para esse ano: Capela e Cortina Fórum. O Radiante Fórum, animal que fez história na raça e hoje está em criatórios renomados que criam marcha picada é cria nossa. O Radiante é motivo de muito orgulho para a família Fórum.

Quais as perspectivas para 2020?
Esse ano quero ficar entre os 10 melhores no ranking nacional. Acho que é uma meta sadia a ser alcançada. Acredito que esse ano temos uma tropa até melhor que a do ano passado, além de mais numerosa. Trabalhamos hoje com o reprodutor Uniforme do Rancho 13, cavalo que comprovou a produção em casa. Estamos no processo de seleção e ainda na fase de teste dos animais. As expectativas são as melhores. Estamos com muitos animais promissores.

Qual dica você daria para o criador que está começando a criar?
Baseado em toda a minha experiência, investiria em embrião. Sempre me dei bem na compra e tive resultados positivos. Para poder ter uma chance no mercado, o criador tem que participar de eventos e ganhar títulos. Não adianta ficar dando “murro em ponta de faca” e não conseguir vender os animais. Não adianta criar por hobby, é preciso ter um retorno. Eu mesmo crio mais por hobby do que para fins comerciais, mas o retorno é indispensável.
Com embrião você consegue ter acesso a produtos de excelente qualidade e boa genética a bons preços. Eu firmaria embrião se começasse a criar hoje.

Ao fim da conversa, Vicente fez questão de agradecer aos amigos e profissionais que estiveram junto com ele nestes 30 anos de criação. Entre os nomes citados, o Venâncio, do Haras Piabanha, e Daniel Botrel, do Porteira de Tábua (in memoriam), amigos que o impulsionaram e ajudaram a construir esse sonho, e o Serginho, seu braço direito no criatório, considerado um filho por Bretz. Gilberto Abade, do haras Descobrimento, Marcelo Baptista, do Maripá, assim como Yuri Engler, do haras Yuri e Daniel Borja, do haras Siriema também têm um espaço especial na história Fórum. A trajetória do criatório mostra que, para obter sucesso e permanecer durante 30 anos em destaque, é preciso mais que apenas criar cavalos. A valorização do trabalho em equipe, a busca pela evolução da raça e o namoro constante com o animal fazem do haras Fórum essa fortaleza, com um plantel formado por animais de alto padrão. Motivo de orgulho e satisfação para a família Mangalarga Marchador.

Quem é o Serginho?

Sergio Rosa, mais conhecido como Serginho, é o homem de confiança de Vicente Bretz. O gerente do Haras Fórum ajudou a construir e tem um papel fundamental na história do criatório.
Apaixonado pelo Mangalarga Marchador, aos 15 anos de idade teve a chance de fazer parte da equipe Fórum, oportunidade que agarrou com todas as forças. Hoje, aos 41 anos, reside no haras, construiu família e encabeça a equipe de profissionais da fazenda.
Em seu currículo, vários títulos conquistados. Destaque para os campeonatos nacionais com Papa Fórum e Olimpíada Fórum. Além, claro, do momento que marcou sua carreira: foi Serginho quem montou em Hidrato Fórum quando o garanhão sagrou-se Grande Campeão Nacional da Raça, pela primeira vez, em 2007. O pódio da Gameleira está para sempre em sua memória e em seu coração.
Considerado um filho para Bretz, Serginho é o principal responsável pela continuidade do trabalho no criatório. Foi ele quem motivou novamente o criador em momentos de desgastes.
A chegada de Serginho trouxe de volta ao haras a esperança e toda a alegria que a criação de cavalos proporciona.
A sintonia entre Vicente e Sérgio é grande. Apostam nos mesmos animais e, na maioria das vezes, o resultado é positivo.
Serginho hoje é conhecido nacionalmente pelo seu trabalho. Conquistou visibilidade graças ao seu talento e pela oportunidade dada por Vicente Bretz. Em troca, ele agradece com dedicação, trabalho e muitos títulos conquistados.

(31) 99611-7694 (Serginho)
(31) 99866-4180

Pedro Leopoldo/MG