Haras Fortaleza Faraco
  • Nome: Haras Fortaleza Faraco
  • Contato: (11) 4788-1197 / (35) 99150-4535 – Firmino
  • Endereço: Camanducaia/MG
  • Instagram: harasfortalezafaracooficial

A PAIXÃO PELO MARCHADOR NAS RÉDEAS DO CRESCIMENTO

Nascido em São Paulo, em meio ao movimento frenético de uma das capitais mais expressivas do país em termos de negócios, cultura e turismo, Alexandre Faraco é um homem do campo por opção. Desde menino, associava a imagem do cavalo a momentos alegres e isso alimentou um importante desejo pela criação. Em 2013, os planos se concretizaram com o surgimento do Haras Fortaleza Faraco.

As atividades profissionais do criador se concentram no coração econômico do país, na capital paulista. Mas o refúgio onde ele se conecta com tudo o que mais gosta está no município de Camanducaia, extremo Sul de Minas Gerais. 

Apesar do pouco tempo de criação, Faraco inspira muita gente. Seu nome está consolidado na raça e hoje ele conta com um plantel formado por aproximadamente 150 animais, todos de alto padrão. Faraco possui uma base muito sólida no que diz respeito à genética e produz bons indivíduos de marcha, morfologia e sela. Entretanto, a história de sucesso também teve capítulos desafiadores. 

No início, como ocorre com quase todos os novos criadores, a empolgação norteou algumas aquisições erradas. O amadurecimento veio atrelado à capacitação da equipe profissional que trabalha na gestão do criatório e à troca de experiências com outros criadores veteranos. 

Em pouco tempo, as iniciativas foram se acertando. Em 2014, o criatório passou a contar com o garanhão Galeão RRC, Bicampeão Nacional de Categoria e Reservado Grande da Raça (2014), responsável pela base da tropa. Faraco dispõe ainda de dezenas de éguas de genética comprovada, como as doadoras Amaral Araguaia, Harmonia de Alcateia, Grife RRC, Hortaliça do Expoente e Braza do Porto Palmeira, que garantem muita qualidade ao plantel.

A tropa Faraco está sempre presente nas principais exposições do país. São nessas situações que é possível revelar ao público a excelência do trabalho desenvolvido e pleitear o reconhecimento por meio de premiações. 

“A pista realmente é importante, pois naquele momento você está expondo a sua criação para análise e julgamento de profissionais que têm a responsabilidade de classificar os animais dentro do que é estabelecido no estatuto e na diretriz da ABCCMM, além de ser uma excepcional vitrine para o trabalho de criação. Por isso existem os rankings de animais, criadores, reprodutores e afins”, comenta Faraco. 

Ciente da importância da participação nos principais eventos da raça, o criador não esconde sua paixão pelo trabalho de idealização dos produtos do haras. Para Faraco, a comodidade, o temperamento e a beleza dos animais são fundamentais, em meio a outras tantas características típicas do Mangalarga Marchador. 

“Estudar um cruzamento e esperar 11 meses para ver o resultado é fabuloso. Olhar para sua propriedade, ver animais de qualidade, genética e bons de sela com seu sufixo e saber que aquilo foi o resultado do seu planejamento, é uma sensação maravilhosa. Depois começa a vir o reconhecimento do seu trabalho, que se dá sempre pelos olhos dos amigos criadores que já estão na raça há mais tempo”, completa Faraco.

A busca pelo animal perfeito sempre será o grande desafio do criador. Aliar qualidade de marcha a morfologia perfeita é o sonho de todos que criam. Mas esse objetivo é muito difícil de ser alcançado, pois os cruzamentos não são matemáticos. Quer um conselho de quem tem feeling para chegar lá? Aproveite então a expertise de Faraco!

“Estamos lidando com um ser vivo e todas as suas variáveis genéticas. Mas o que não podemos nunca deixar de lado é a utilização de animais marchados e com genética comprovada. Nossa seleção é pautada na marcha, genética e morfologia. Se o criador estiver nesse caminho, há grandes chances de sucesso!”

Haras Fortaleza Faraco
Haras Fortaleza Faraco
Haras Fortaleza Faraco
Haras Fortaleza Faraco
Haras Fortaleza Faraco
Haras Fortaleza Faraco
Haras Fortaleza Faraco
Haras Fortaleza Faraco
Haras Fortaleza Faraco

(11) 4788-119
(35) 99150-4535 – Firmino

Camanducaia/MG